sexta-feira, 1 de junho de 2007

eu digo, tu dizes, ele diz, nós dizemos...


Senhora gorda e baixa levanta-se da poltrona com o seu crochê e vai atender a campainha que que já toca a 2 minutos.
-
Porta abre.
Porta range.
Do outro lado encontra-se senhora curvada e magrela, com um olhar taciturno que espera de forma paciente.
-
Quando os dois olhares turvos por trás dos 'óclinhos' se cruzam, monotonia não mais existe.
Sorrisinhos de dentes amarelos, dentaduras. Manchas do cigarro proibido na época de juventude.
-
Entram.
-
Qual seria a Zetilde e qual seria a Adiles?
-
-
Ao sentarem-se, o silêncio faz os ratos pensarem que as portas estão se abrindo novamente. rangindo novamente. Como sempre.
-
Zetilde: Estás atrasada!
Adiles: Sim, eu notei.
Zetilde: Iremos tomar chá?
Adiles: Sabes que não gosto de chá! Por que sempre pergunta-me isso? Quero algo mais 'quente'..
Zetilde: Desculpe-me, alguns dizem-me que é esclerose. Não lembro ao certo. Seria esse o nome? Esclerose?
Adiles: Se és não lembro-me.
(...)
zetilde: Vistes nossos novos vizinhos? Rapaz bonito, mas acho q a mocinha que o acompanha não serve para o propósito correto.
Adiles: Pois então, na nossa época servíamos para o propósito correto.
Zetilde: Todos diziam isso... "Ricas meninas"!
adiles: Voltando aos vizinhos... Não consigo acostumar-me com essa gente. Não nos compreendem apenas por que falamos dessas coisas!
Zetilde: Eu FALO, já tu.. tu gritas! Estás ficando surda!
Adiles: Hein?
Zetilde: SURDA!
Adiles: Ah! A causa deve ser os velhos tempos dos lindos bailes!
Zetilde: Arrepende-te?
Adiles: Oh! claro que não!
zetilde: bons tempos...
Adiles: Éramos as quem mais divertiam-se!
zetilde: É, mas éramos julgadas por isso.
Adiles: Nada importava e nem importa. Os tempos de cabaré foram os melhores anos da minha vida.
Zetilde: É, na minha também.